sexta-feira, 25 de setembro de 2009

4ª etapa do Campeonato ECPA de Arrancada teve um pouco de tudo

Novos recordes, muitas quebras e campeões antecipados marcaram as provas de muita velocidade


A meteorologia errou. O sol apareceu e o forte calor ajudou a esquentar ainda mais o asfalto do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, que realizou, nesse final de semana (12 e 13), a etapa Nitro Alley, válida pela quarta edição da temporada do Campeonato ECPA de Arrancada. Um grande público prestigiou o evento, que teve quase 200 competidores.

A penúltima etapa do certame foi marcada por provas de tirar o fôlego nas 15 categorias disputadas, com direito a estreia de pilotos e presença de carros inusitados, como o Belair 1957, do piloto Henrique Porte, que competiu na categoria Stock; o Mazda RX-7 V8 biturbo, pilotado por Guilherme Silva, na Super Stock; e o Dragster de 1200 HPs, de Edvaldo Posses de Macedo, o Picolé.

“Esta foi a primeira vez que o Mazda e o Belair andaram na dragstrip piracicabana. Foi garantia de espetáculo tanto para o público quanto para o campeonato”, informou Rodrigo Vieira, jornalista especializado na área, editor da revista Super Speed, que cobre as etapas do certame piracicabano.

O público também foi ao delírio quando, no domingo, dois Dodges, um Cruiser 300c, pilotado pelo paulistano Celso Camargo, e um Challenger 2009, do também paulistano Hiroshi Abe Junior, entraram na pista para brincar de correr. “Os dois carros são superpotentes e, quando entraram na pista, o público suspirou. Foi muito legal e arrepiante”, contou Dito Giannetti, fã incondicional das duas supermáquinas.

As provas também tiveram um toque feminino, com a presença de Marta Bruno acelerando no autódromo do ECPA. “Não sinto diferença em competir com os homens. Entro no meu carro e dou o melhor de mim, sem olhar quem está ao meu lado”, disse ao lado do marido e piloto Sandro Bruno, seu maior incentivador.

Pilotando um Fusca, a piloto estreou nas provas deste final de semana entre os carros da Traseira Super e obteve terceira colocação, deixando muito gente boa para trás. A vitória na categoria ficou com Leandro Pereira dos Santos e o líder Fernando Thomas Leme Cooley chegou em segundo.

Já no sábado, primeiro dia de provas oficiais, os pilotos não facilitaram e entraram acelerando forte. Conclusão: além de muitas quebras, quatro novas marcas foram estabelecidas e os recordistas levaram para casa passagens aéreas da empresa de aviação Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Entre os carros da Traseira Turbo, Luis Alberto de Sousa venceu e também impôs uma nova marca à categoria, estabelecendo 6s719 com seu Fusca. Com a vitória, o piloto ficou com uma mão na taça.

Campeões antecipados
Celso de Camargo também baixou o tempo na Traseira Original e de quebra levou o título por antecipação na categoria. Mesmo feito do piracicabano Eduardo De Moraes Dias, na categoria Dianteira Turbo C. O piloto percorreu os 201 metros de pista a mais de 157 Km/h e cravou o recorde de 8s197. Luiz Aparecido Rodrigues venceu na Hot, na qual correm carros fabricados até 1978, e não pode mais ser alcançado.

O quarto recorde quebrado no sábado foi de Adriano Duarte, que com seu Opala laranja ficou na segunda posição no resultado final, mas embolou a disputa na categoria Stock, já que o líder Elcio Pellegrini chegou na terceira posição.

No domingo caiu mais uma marca. Thiago Sangali Augusto cravou 6s762, mas ficou em segundo entre os carros da Dianteira Turbo. Nessa categoria a vitória foi de Alexandre Henrique da Silva.

A disputa ficou embolada na Dianteira Original, com a vitória de Fabiano Maldonado, na Dianteira Turbo B, na qual venceu Ivan Costa Silva 8s025, e na Dianteira Super, com Marcelo Griebler.
Na Força Livre Dianteira, Marcelo Moraes de Brito venceu Sergio Roberto Caetano Ganga e adiou sua festa. Na Força Livre Traseira, outra vitória de Cristian Flavio de Castro, mas Fabio Alarcon de Lima, que chegou em segundo, continua na cola e vai lutar até o final, já que a diferença de pontuação entre os pilotos é pequena.

“Tivemos uma etapa sensacional. A emoção esteve presente em todos os momentos da disputa realizada no final de semana. Acho que teremos uma final mais emocionante ainda”, disse Danny Giannetti, organizadora do evento. A etapa final está marcada para 21 e 22 de novembro.

Confira os três primeiros colocados em cada categoria. O tempo de reação do piloto não é computado e o recorde é válido para os 201 metros percorridos pelo piloto.


Categoria Desafio
1º Richard Melchers 9s504, 2º Giampaolo Geraci 9s510 e 3º José Augusto Brunetti Jr 9s582

Dianteira Original – DO
1º Fabiano G. Maldonado 8s174, 2ºHenrique César Alves de Souza 8s253 e 3º Samuel Barbosa dos Santos 8s384

Traseira Original – TO
1º Celso Bueno de Camargo 7s381, 2º Guilherme Enrico Paronitti 7s954 e 3º Diogo Carnicelli de Campos 8s025

Dianteira Turbo C – DT-C
1º Eduardo Dias de Moraes 8s301, 2º Nelson Real Martelli 8s486 e 3º Marcio Evangelista Pinto 8s492

Dianteira Turbo B – DT-B
1º Ivan Costa Silva 8s025, 2º Daniel Senne 8s057 e 3º Kleber Felício da Silva 8s074

Traseira Turbo – TT
1º Luis Alberto de Sousa 6s920, 2º Luciano Pavanelli Pereira 7s395 e 3º Samuel Gonçalves 7s407

Dianteira Turbo – DT-A
1º Alexandre Henrique da Silva 6s850, 2º Thiago Sangali Augusto 6s979 e 3º Rodrigo Kuhl 7s084

Dianteira Super – DS
1º Marcelo Griebler 7s149, 2º Cristiano de Camargo 7s405 e 3º Sergio Filippi Jr 7s522

Força Livre Dianteira – FLD
1º Marcelo Moraes de Brito 6s274, 2º Sergio Roberto Caetano Ganga 6s279 e 3º Marcelo Antonio Miano 7s370

Traseira Super – TS
1º Leandro Pereira dos Santos 6s760, 2º Fernando Thomas Leme Cooley 7s056 e 3º Marta Zanela Afonso Bruno 7s200

Força Livre Traseira – FLT
1º Cristian Flavio de Castro 6s399, 2º Fabio Alarcon de Lima 7s110 e 3º Alexandre Ap. Ribeiro 7s301

Import – Imp
1º André Rosa Quero Carrillo 8s693, 2º Fabio Bastiglia Oliva 8s799

Hot Rods – HOT
1º Luiz Ap. Rodrigues 7s238

Stock – S
1º Adriano Ap. Ribeiro Duarte 5s814, 2º Henrique Camporeze Porte 6s583 e 3º Elcio Pellegrini 6s933

Super Stock – SS
1º Guilherme Henrique 7s091


Dragster Junior – DJ
1º Isabela Camporeze Porte 10s580


Dragster Light – DL
1º Edvaldo Posses de Macedo 6s220


Street Bike – SB
1º Heberson Santas Souza Costa 7s607

Serviço
O Campeonato ECPA de Arrancada tem o patrocínio da Nytron, Turbo Anhanguera, Cronomac, Master Power, Pandoo, Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Ceramic. Apoio: Prefeitura de Piracicaba, Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hotel Nacional Inn, New Life Apart Hotel, Rosfrios, Pepe Locutor, Agito Piracicaba e Revistas SuperSpeed e Fullpower. Realização: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Supervisão: Federação de Automobilismo de São Paulo.

Mais informações pelo telefone (19) 3438.7901, e-mail ecpa@ecpa.com.br ou pelo site www.ecpa.com.br

ECPA
Telefones: (19) 3438-7174 e 3438-7901
Site: www.ecpa.com.br

Nenhum comentário:

Powered By Blogger