sexta-feira, 25 de setembro de 2009

4ª etapa do Campeonato ECPA de Arrancada teve um pouco de tudo

Novos recordes, muitas quebras e campeões antecipados marcaram as provas de muita velocidade


A meteorologia errou. O sol apareceu e o forte calor ajudou a esquentar ainda mais o asfalto do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, que realizou, nesse final de semana (12 e 13), a etapa Nitro Alley, válida pela quarta edição da temporada do Campeonato ECPA de Arrancada. Um grande público prestigiou o evento, que teve quase 200 competidores.

A penúltima etapa do certame foi marcada por provas de tirar o fôlego nas 15 categorias disputadas, com direito a estreia de pilotos e presença de carros inusitados, como o Belair 1957, do piloto Henrique Porte, que competiu na categoria Stock; o Mazda RX-7 V8 biturbo, pilotado por Guilherme Silva, na Super Stock; e o Dragster de 1200 HPs, de Edvaldo Posses de Macedo, o Picolé.

“Esta foi a primeira vez que o Mazda e o Belair andaram na dragstrip piracicabana. Foi garantia de espetáculo tanto para o público quanto para o campeonato”, informou Rodrigo Vieira, jornalista especializado na área, editor da revista Super Speed, que cobre as etapas do certame piracicabano.

O público também foi ao delírio quando, no domingo, dois Dodges, um Cruiser 300c, pilotado pelo paulistano Celso Camargo, e um Challenger 2009, do também paulistano Hiroshi Abe Junior, entraram na pista para brincar de correr. “Os dois carros são superpotentes e, quando entraram na pista, o público suspirou. Foi muito legal e arrepiante”, contou Dito Giannetti, fã incondicional das duas supermáquinas.

As provas também tiveram um toque feminino, com a presença de Marta Bruno acelerando no autódromo do ECPA. “Não sinto diferença em competir com os homens. Entro no meu carro e dou o melhor de mim, sem olhar quem está ao meu lado”, disse ao lado do marido e piloto Sandro Bruno, seu maior incentivador.

Pilotando um Fusca, a piloto estreou nas provas deste final de semana entre os carros da Traseira Super e obteve terceira colocação, deixando muito gente boa para trás. A vitória na categoria ficou com Leandro Pereira dos Santos e o líder Fernando Thomas Leme Cooley chegou em segundo.

Já no sábado, primeiro dia de provas oficiais, os pilotos não facilitaram e entraram acelerando forte. Conclusão: além de muitas quebras, quatro novas marcas foram estabelecidas e os recordistas levaram para casa passagens aéreas da empresa de aviação Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Entre os carros da Traseira Turbo, Luis Alberto de Sousa venceu e também impôs uma nova marca à categoria, estabelecendo 6s719 com seu Fusca. Com a vitória, o piloto ficou com uma mão na taça.

Campeões antecipados
Celso de Camargo também baixou o tempo na Traseira Original e de quebra levou o título por antecipação na categoria. Mesmo feito do piracicabano Eduardo De Moraes Dias, na categoria Dianteira Turbo C. O piloto percorreu os 201 metros de pista a mais de 157 Km/h e cravou o recorde de 8s197. Luiz Aparecido Rodrigues venceu na Hot, na qual correm carros fabricados até 1978, e não pode mais ser alcançado.

O quarto recorde quebrado no sábado foi de Adriano Duarte, que com seu Opala laranja ficou na segunda posição no resultado final, mas embolou a disputa na categoria Stock, já que o líder Elcio Pellegrini chegou na terceira posição.

No domingo caiu mais uma marca. Thiago Sangali Augusto cravou 6s762, mas ficou em segundo entre os carros da Dianteira Turbo. Nessa categoria a vitória foi de Alexandre Henrique da Silva.

A disputa ficou embolada na Dianteira Original, com a vitória de Fabiano Maldonado, na Dianteira Turbo B, na qual venceu Ivan Costa Silva 8s025, e na Dianteira Super, com Marcelo Griebler.
Na Força Livre Dianteira, Marcelo Moraes de Brito venceu Sergio Roberto Caetano Ganga e adiou sua festa. Na Força Livre Traseira, outra vitória de Cristian Flavio de Castro, mas Fabio Alarcon de Lima, que chegou em segundo, continua na cola e vai lutar até o final, já que a diferença de pontuação entre os pilotos é pequena.

“Tivemos uma etapa sensacional. A emoção esteve presente em todos os momentos da disputa realizada no final de semana. Acho que teremos uma final mais emocionante ainda”, disse Danny Giannetti, organizadora do evento. A etapa final está marcada para 21 e 22 de novembro.

Confira os três primeiros colocados em cada categoria. O tempo de reação do piloto não é computado e o recorde é válido para os 201 metros percorridos pelo piloto.


Categoria Desafio
1º Richard Melchers 9s504, 2º Giampaolo Geraci 9s510 e 3º José Augusto Brunetti Jr 9s582

Dianteira Original – DO
1º Fabiano G. Maldonado 8s174, 2ºHenrique César Alves de Souza 8s253 e 3º Samuel Barbosa dos Santos 8s384

Traseira Original – TO
1º Celso Bueno de Camargo 7s381, 2º Guilherme Enrico Paronitti 7s954 e 3º Diogo Carnicelli de Campos 8s025

Dianteira Turbo C – DT-C
1º Eduardo Dias de Moraes 8s301, 2º Nelson Real Martelli 8s486 e 3º Marcio Evangelista Pinto 8s492

Dianteira Turbo B – DT-B
1º Ivan Costa Silva 8s025, 2º Daniel Senne 8s057 e 3º Kleber Felício da Silva 8s074

Traseira Turbo – TT
1º Luis Alberto de Sousa 6s920, 2º Luciano Pavanelli Pereira 7s395 e 3º Samuel Gonçalves 7s407

Dianteira Turbo – DT-A
1º Alexandre Henrique da Silva 6s850, 2º Thiago Sangali Augusto 6s979 e 3º Rodrigo Kuhl 7s084

Dianteira Super – DS
1º Marcelo Griebler 7s149, 2º Cristiano de Camargo 7s405 e 3º Sergio Filippi Jr 7s522

Força Livre Dianteira – FLD
1º Marcelo Moraes de Brito 6s274, 2º Sergio Roberto Caetano Ganga 6s279 e 3º Marcelo Antonio Miano 7s370

Traseira Super – TS
1º Leandro Pereira dos Santos 6s760, 2º Fernando Thomas Leme Cooley 7s056 e 3º Marta Zanela Afonso Bruno 7s200

Força Livre Traseira – FLT
1º Cristian Flavio de Castro 6s399, 2º Fabio Alarcon de Lima 7s110 e 3º Alexandre Ap. Ribeiro 7s301

Import – Imp
1º André Rosa Quero Carrillo 8s693, 2º Fabio Bastiglia Oliva 8s799

Hot Rods – HOT
1º Luiz Ap. Rodrigues 7s238

Stock – S
1º Adriano Ap. Ribeiro Duarte 5s814, 2º Henrique Camporeze Porte 6s583 e 3º Elcio Pellegrini 6s933

Super Stock – SS
1º Guilherme Henrique 7s091


Dragster Junior – DJ
1º Isabela Camporeze Porte 10s580


Dragster Light – DL
1º Edvaldo Posses de Macedo 6s220


Street Bike – SB
1º Heberson Santas Souza Costa 7s607

Serviço
O Campeonato ECPA de Arrancada tem o patrocínio da Nytron, Turbo Anhanguera, Cronomac, Master Power, Pandoo, Azul Linhas Aéreas Brasileiras e Ceramic. Apoio: Prefeitura de Piracicaba, Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hotel Nacional Inn, New Life Apart Hotel, Rosfrios, Pepe Locutor, Agito Piracicaba e Revistas SuperSpeed e Fullpower. Realização: Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Supervisão: Federação de Automobilismo de São Paulo.

Mais informações pelo telefone (19) 3438.7901, e-mail ecpa@ecpa.com.br ou pelo site www.ecpa.com.br

ECPA
Telefones: (19) 3438-7174 e 3438-7901
Site: www.ecpa.com.br

CBA anuncia Rogério Gregoris no comando da Comissão Nacional de Arrancada

O presidente Cleyton Pinteiro, da Confederação Brasileira de Automobilismo, nomeou hoje (quinta, 17), Rogério Gregoris como novo presidente da Comissão Nacional de Arrancada. Nascido há 40 anos no Rio Grande do Sul, Gregori está radicado há 32 em Curitiba (PR), cidade reconhecida como o maior centro brasileiro da modalidade. Com passado desportivo que inclui a promoção e assessoria a vários campeonatos e eventos de velocidade em linha reta em todo o Brasil, o novo presidente da CNAr considerou um prêmio o convite recebido pela administração da CBA:

“Presidir a Comissão Nacional de Arrancada é o reconhecimento pelo trabalho que fazemos, eu e minha equipe, há 19 anos, período em que acompanhei o crescimento da modalidade no Brasil e no Exterior. Agora parto para um novo desafio, que é promover o desenvolvimento das categorias profissionais e amadoras na mesma direção para que todos saiam vencedores.”

Líder da empresa GP Consultoria, que presta serviços e assessoria a promotores de arrancada, Rogério Gregoris passa a partir de hoje a dar dedicação exclusiva à Comissão Nacional de Arrancada. Ao nomear Gregoris o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro, anunciou também a primeira medida do novo dirigente em relação à temporada 2010:

“Dentro de um prazo de, no máximo, 45 dias nosso novo colaborador fará uma reunião, na sede da CBA, com representantes de todas as federações que promovem competições de arrancada. Dessa forma poderemos programar uma nova temporada com o detalhamento e planejamento que o esporte demanda.”


Wagner Gonzalez

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

2ª ETAPA DO CAMPEONATO MARANHENSE DE ARRANCADA

Pista Ilha Race, em São Luis (MA) foi palco da 2ª Etapa do Campeonato Maranhense de Arrancada, nos dias 19 e 20 de setembro. Pilotos das regiões norte e nordeste quebraram recordes e animaram um público com mais de 4 mil pessoas.

Por Priscila Monteiro

O barulho era ensurdecedor, o sol escaldante. Na arquibancada mais de 4 mil pessoas com olhos atentos, vibraram com os pegas. 65 carros foram inscritos nas provas. Entre as categorias STTD, TURBO A e B, DS, FLTT, FLTD, ARO A e B, e 1.0 ORIGINAL. Das quais participaram pilotos dos estados do Maranhão, Piauí, Amapá e Pará.

A pista Ilha Race mais uma vez foi palco de belas performances, a qualidade do espaço ajudou. Cerca de 301m da pista, foram especialmente preparados para a segurança de todos.

A ânsia pela busca do melhor tempo atrapalhou os mais apressados. Várias pilotos, sem querer, acabaram queimando a largada. Mas, se por um lado a sorte não estava ajudando por outro, foi fundamental para a quebra de recordes, que agitaram os fanáticos por velocidade.

Durante a competição, 4 recordes foram quebrados. Porém, nem todos os pilotos saíram vitoriosos. A disputa na FLTT, por exemplo foi muita acirrada.
Com Fusca turbo, Victor Portugal conseguiu baixar o recorde da categoria dele para 9s979. Mas, como a reação não foi muito boa, quem conseguiu a melhor colocação foi Jonilson Gamboa, com o Fusca prata da Mecânica Jones.

Walber Portella, recorde na Super Street Tração Dianteira, também é recordista. Num Passat verde da Usados Race, registrou 10s373. Com reação de 0s113, também teve o primeiro lugar.

Na Turbo B, Wilber Miranda, da Batata Racing, é o novo recordista, fez 11s430. Mas, a reação foi fraca e Wilber não passou da quarta posição. Mas, quem realmente teve motivos para comemorar foi Fabio Pessoa, da Usados Race, com 11s630 mais 0s014 de reação. Que impressionou com burnouts que levantaram o público.
Mesmo não conseguindo uma boa colocação, quem conquistou o público, e foi bastante aplaudida foi Soraya Silva, da Aro A, piloto do Uno aspirado. Pór ser a única mulher num meio onde predomina o sexo masculino.

O balanço feito pelos organizadores do evento é totalmente positivo. Para Lúcio Gonçalves, esta foi uma das etapas mais emocionantes, mais disputada, além do sucesso de público.

Agora, é só esperar pela 3ª etapa, que deve acontecer nos dias 7 e 8 de novembro. Desde já, as expectativas são sem dúvida, as melhores “A expectativa é que o público seja maior, que mais carros se inscrevam, que tenha mais recordes. É só manter a organização, que dessa vez deu certo! Quanto ao público, bem... a cada etapa é maior o número de pessoas, isso é gratificante”, ressalta João Afro.

Fotos: Daniel Minerva e Diego Gomes

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