segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

A arrancada do campeão

Agora que o Gol aprendeu boas maneiras com os irmãos Fox e Polo, “mamãe” VW terá problemas dentro de casa

Daniel Messeder



A cena foi emblemática: ao me ver chegar no estacionamento com o novo Gol na época de seu lançamento, um manobrista falou para o outro: “a placa é gol-8096, mas que carro é esse eu não faço idéia”. pois é, caro leitor, o modelo mais vendido do Brasil há 21 anos ficou irreconhecível. E não é só por fora. Se o belo design não guarda nada do “G4”, a parte de baixo tem muito mais a ver com seus irmãos Polo e Fox. Os três dividem a plataforma PQ24 (com algumas novidades no Gol, vindas da nova base PQ25), o motor 1.6, o câmbio MQ 200...e também o espaço nas concessionárias da Volkswagen.

Fui a uma delas e me passei por um interessado nos três, principalmente pela novidade. Após conferir o preço do Gol Power, perguntei o que seria do Fox. “Ah, é outro carro”, disse o vendedor. “Senta no banco de trás e veja a diferença, é muito mais espaçoso que o Gol. E te faço pelo mesmo preço!”. Então quis ver um Polo. “Olha, aí você vai gastar bem mais. O mais barato que eu tenho aqui sai por R$ 46 mil, mas o acabamento dele é muito melhor.” Pelo papo do vendedor, dá para entender como a VW está trabalhando seus três compactos: o Gol está vendendo mais do que nunca, nem precisa de ajuda. Se mesmo ultrapassado saía que nem pão quente, imagine agora, que ficou moderno? O Fox vai tentar se diferenciar pelo espaço e o Polo pelo requinte, ao menos por enquanto (em 2009 o Fox será reestilizado e o Polo ganhará câmbio automatizado). Haverá espaço para os três? E qual deles comprar? Juntamos as versões 1.6 para uma discussão em família.

Apesar de o Fox das fotos ser o extreme e o Polo o Sportline (eram os únicos que a VW dispunha para nosso teste), vamos considerar as versões 1.6 básicas para este comparativo. Gol Power e Fox Plus começam mais baratos (R$ 36.420 e R$ 38.495, respectivamente), mas só o Polo (de R$ 42.720) vem com ar-condicionado de série. Acrescente esse item aos dois primeiros, mais travas e vidros elétricos (para formar a configuração mais vendida), e você chegará a R$ 41.135 no Gol, R$ 43.160 no Fox e R$ 46.500 no Polo.

Movimentos estudados

Usar a mesma base dos irmãos ensinou boas maneiras ao Gol. Agora ele não empina mais a frente nas saídas, não vibra que nem carro a diesel e abandonou o volante torto. A coluna de direção e a suspensão dianteira, aliás, estão à frente de Polo e Fox. Vieram do novo Seat Ibiza, que usa a plataforma PQ25, uma geração à frente da nossa. Se você pudesse dirigir de olhos vendados, dificilmente saberia dizer se está no Gol ou no Polo. A sensibilidade dos pedais, a leveza da direção, a precisão dos engates do câmbio, a firmeza da suspensão, a obediência nas curvas, tudo se parece muito. O campeão, enfim, voltou a dar gosto de guiar. Que venha o GTI!



GOL_O plástico do painel é rígido, mas o quadro de instrumentos e os comandos da ventilação são dignos de carros mais caros. Atrás o espaço é razoável, similar ao do Polo

O Fox perde nesse aspecto. Ele é quase tão bom em tudo, mas tem a suspensão mais firme para não inclinar tanto nas curvas. Resultado? Transfere mais as imperfeições do piso para os ocupantes e, ainda assim, não consegue a mesma estabilidade de Gol e Polo. Também incomoda no Fox a larga coluna dianteira, que atrapalha a visibilidade em cruzamentos e vias de mão dupla. Em compensação, é dele a posição de dirigir mais alta do trio, uma característica que agrada às mulheres. O motorista vai, no mínimo, 6 cm acima que no Polo. E o espaço interno é imbatível na categoria.


POLO_ Na foto é notável o maior refinamento do modelo, que tem comandos suaves, botões do rádio maiores e opção de ar digital. Atrás, o Polo é mais apertado que o Fox

Pensado de dentro para fora, o Fox acomoda melhor seus passageiros, especialmente os mais altos, tanto na frente quanto atrás. Nesse ponto, foi interessante o comentário de um grupo de valets ao ver o novo Gol. “Nossa, como ele ficou pequeno!”. Realmente, é menor que o velho modelo. Mas, por dentro, quanta diferença... a racionalidade do motor transversal abriu espaço, literalmente, na cabine. Parece, de novo, o Polo. E leva mais bagagem: segundo nossas medições, o Gol tem 290 litros de porta-malas, contra 278 do Polo e 257 litros do Fox. A raposa, no entanto, pode ter esse volume ampliado graças ao banco traseiro corrediço.


FOX_ O quadro de instrumentos minúsculo vai mudar em 2009, enquanto o acabamento terá melhorias. Na segunda fileira de bancos mesmo os passageiros mais altos viajam sem problemas

Se o Fox é o dono do espaço, o Polo dá as cartas em acabamento e sofisticação. Só ele tem as chapas da carroceria soldadas a laser, o que garante uma rigidez maior, e mimos como sensor de estacionamento e ar-condicionado digital (opcional). O retrovisor direito que baixa para mostrar a calçada quando engatamos a ré agora também está disponível no Fox. Mas o painel do Polo emprega materiais mais nobres, além de ter comandos mais suaves das setas e dos faróis. Para completar, seu volante tem revestimento mais agradável ao tato.

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